Nossa história
A representação da semiótica brasileira tem longa tradição. No início dos anos 1970, pesquisadores pioneiros vinculados a diferentes teorias semióticas organizaram-se para criar uma associação que representasse esse campo de pesquisa no Brasil. Os objetivos prioritários da entidade foram, desde o início, congregar estudiosos da área de semiótica, promover o desenvolvimento dessa disciplina no Brasil e estabelecer contatos internacionais. Nascia a Associação Brasileira de Semiótica (ABS), primeira congregação de pesquisadores da área no Brasil. Inicialmente sediada em São Paulo, passou a constituir braços regionais e a expandir sua atuação para vários estados brasileiros, atuando na promoção da pesquisa semiótica nas décadas de 1970 e 1980. Ao longo da década de 1990, no entanto, a ABS se dispersou e foram necessários novos esforços para fazer renascer a associação de semioticistas brasileiros.
A rearticulação de uma associação brasileira de semioticistas se deu em 2001, no V Congresso Brasileiro de Semiótica, na Faculdade Belas Artes, em São Paulo. Esse evento reuniu diversas abordagens teóricas, congregando representantes de vários grupos de pesquisa do país, o que marcou o renascimento da ideia de uma associação brasileira de semioticistas. No próprio evento, ocorreu o ato de recriação da entidade, agora com novo nome: ABES - Associação Brasileira de Estudos Semióticos. A Associação elegeu a sua primeira diretoria nessa mesma assembleia deliberativa e decidiu adotar eleições periódicas, promovendo um rodízio da direção entre os associados. Desde então, a ABES congrega uma nova geração de semioticistas, buscando incentivar o trabalho coletivo e a integração das várias vertentes teóricas da semiótica para fortalecer esse campo no país.
Desde sua reestruturação, em 2001, a ABES vem se empenhando em promover o intercâmbio de pesquisas e estudos orientados por abordagens semióticas nas mais distintas áreas de conhecimento, estimulando o debate entre seus membros. Uma das suas ações de maior relevo é a realização de congressos internacionais, cuja listagem é apresentada a seguir:
-
I Congresso Internacional da ABES / VI Congresso Brasileiro de Semiótica, com o tema “Percepção e Sentido: Tendências atuais dos estudos semióticos”, realizado de 8 a 11 de outubro de 2003, na UNESP de Araraquara.
​ -
II Congresso Internacional da ABES / VII Congresso Brasileiro de Semiótica, com o tema “Brasil: Identidade e alteridade”, realizado de 14 a 16 de novembro de 2005, na PUC - São Paulo.
​ -
III Congresso Internacional da ABES / VIII Congresso Brasileiro de Semiótica, com o tema “Semiótica das Interações Sociais”, realizado de 14 a 17 de novembro de 2007, em Vitória.
​ -
IV Congresso Internacional da ABES / IX Congresso Brasileiro de Semiótica, com o tema “Hábitos e Estilos de Vida: design, comunicação, cultura”, realizado de 3 a 5 de maio de 2010, na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.
-
V Congresso Internacional da ABES, com o tema “Travessias”, realizado de 4 a 7 de abril de 2017, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.
​
​
Com o objetivo de dar prosseguimento a essa história e reforçar seu papel de agente integrador dos diferentes grupos e pesquisadores da Semiótica no país, a ABES se prepara para realizar o VI Congresso da ABES, com o tema “Presenças”, de 1 a 4 de julho de 2025, na USP, em São Paulo.