top of page
site_background_4b3.png

Newsletter Abes

um ponto de encontro de semioticistas de diferentes vertentes

2024

2025

jan

abr

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

VI Congresso Internacional da ABES:

O prazo para envio de resumos aos simpósios e de pôsteres vai até o dia 25 de abril! Confira a segunda circular e todas as informações sobre o Congresso aqui.

nesta edição: eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por Maurício Zouein. Boa leitura!

acontece em breve

confira os próximos eventos e cursos da comunidade semiótica

08/04/2025

​Pode o subalterno (indígena) falar (no IPCC)? O Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-UNESP) realizará a palestra Pode o subalterno (indígena) falar (no IPCC)?, que será ministrada pelo professor Renzo Taddei, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O evento, que acontece no dia 08/04/2025 às 14h, será transmitido ao vivo pelo canal Seminário de Semiótica da Unesp no YouTube.

14 a 16/04/2025

Redes Sociais e Semiótica. O projeto de extensão Educação Linguística da UFF apresenta o primeiro minicurso do ano. Redes Sociais e Semiótica será o tema do minicurso ofertado pela pós-doutoranda Mariana Coutinho, entre os dias 14 e 16/04/2025. Será conferido certificado aos participantes que tiverem presença em pelo menos dois encontros, que serão realizados online, via Google Meet. O link dos encontros será enviado juntamente à confirmação de inscrição, no fim de semana imediatamente anterior ao encontro. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

15/04/2025

Entre semióticas. O livro Entre semióticas, organizado por Ana Claudia de Oliveira, Amálio Pinheiro e Lucia Santaella, com contribuição de vários autores, será lançado às 18h do dia 15/04/2025 na sala P65 do Prédio Cardeal Motta da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984). Mais informações sobre a obra na seção No Prelo e na praça, logo a seguir.

16/04/2025

A semiótica na leitura de textos modais. O SemiÓLab (Laboratório de Semiótica/UFPB) recebe Thiago Correa (UNESP) para a conferência (online) A semiótica na leitura de textos modais, que acontece no dia 16/04/2025 às 14h. A ementa da atividade informa: "A semiótica discursiva de Greimas (2008) oferece importantes contribuições para o ensino da leitura e da produção de textos orais e escritos em uma abordagem multimodal, compreendendo o sentido como a junção entre expressão e conteúdo. No contexto da multimodalidade, a semiótica plástica de Jean-Marie Floch (1985) permite analisar como os elementos visuais – formas, cores e disposições espaciais – participam da construção do significado. Além disso, a relação entre a linguagem verbal, sua expressão gráfica e sua dimensão oral pode ser explorada a partir das contribuições de Roland Barthes (1964), Pietroforte (2002) e da grafemática de Pondian (2016), que demonstram como a tipografia, o arranjo espacial e a sonoridade interferem na significação dos textos. Já Luiz Tatit (2003) evidencia o papel da melodia e da letra na construção discursiva da canção, ampliando a compreensão das relações entre texto e oralidade. Diante disso, propõe-se a realização de exercícios de análise que evidenciem como a semiótica pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticas mais atentas à complexidade da produção do sentido em textos em sala de aula. Inscrições podem ser feitas aqui e a sala para acessar o evento é esta.

14 a 17/04/2025

Práticas discursivas intolerantes: uma abordagem semiótica. A Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH-USP promove, a partir de 14/04/2025, o evento bienal “Abril FFLCH 2025: direitos humanos, diversidade e pertencimento”, que reúne cursos voltados ao debate de temas centrais da contemporaneidade. Nesta edição, um dos destaques é o curso Práticas discursivas intolerantes: uma abordagem semiótica, que propõe discutir como a semiótica discursiva pode contribuir para a compreensão das estratégias de sentido que sustentam discursos racistas, xenofóbicos e intolerantes. A proposta é analisar como essas formas de discurso são construídas e de que modo operam sobre os afetos e a sensibilidade dos leitores, indo além da argumentação lógica para mobilizar adesões. O curso será ministrado por Eduardo Prachedes Queiroz (USP), Eliane Soares de Lima (UFF), Gustavo Cardoso Bonin (USP) e Renata Ciampone Mancini (USP), entre os dias 14/04 e 17/04, de segunda a quinta-feira, sempre das 18h às 20h, em formato remoto. As inscrições estarão abertas entre 07/04 e 09/04 pelo Sistema Apolo, e a seleção será feita por sorteio entre os inscritos. Após a confirmação, os participantes receberão as instruções de acesso por e-mail. Mais informações aqui.

11 e 25/04/2025

LabOrES 2025. O ciclo 2025 do Labores - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos do GES-USP, cuja temática são as Formas de Vida, realiza seus próximos encontros em abril (11 e 25), maio (09 e 23) e junho (06), sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h30, em modo híbrido (presencial na sala 171 do prédio de Letras da FFLCH-USP e pelo Google Meet). A programação completa e o formulário para inscrições podem ser acessados por meio deste link.

29/04/2025

Enunciação e tensividade na análise semiótica de textos sincréticos. No próximo dia 29/04/2025, às 15h (horário de Brasília), acontece a sétima sessão da temporada 2024-2025 do grupo de discussão “Entre Textos”, promovido pelo Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Centro Linguística da Universidade NOVA de Lisboa). A sessão, com o tema “Enunciação e tensividade na análise semiótica de textos sincréticos” será realizada via Zoom e contará com a participação  de Ricardo Lopes Leite (UFC). O link de acesso e outras informações estão disponíveis aqui.

30/04/2025 e outras datas

Séminaire international de sémiotique à Paris: Intelligence Artificielle générative et nouveaux enjeux sémiotiques. Traduction et appropriations créatives. O Seminário de Semiótica em Paris 2024-2025 dará continuidade à pesquisa coletiva iniciada na edição 2023-2024, focada nas teorias da enunciação e no impacto das paixões nos territórios semióticos abertos pela inteligência artificial. Neste ciclo, a ênfase será nos modelos computacionais de línguas e nos problemas de tradução. O seminário, organizado por Juan Alonso Aldama (Université Paris Cité) e Maria Giulia Dondero (F.R.S.-FNRS/Université de Liège), acontece, presencialmente, na Maison Suger (Paris 6) e remotamente através deste link. As próximas sessões acontecerão em 30/04, 14/05, 28/05 e 11/06. Mais informações e o calendário completo do seminário encontram-se aqui; vídeos das sessões passadas, aqui.

26 a 28/05/2025

18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana. Os eventos acontecerão em Brasília com o tema Signos em Expansão. A jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. De acordo com Peirce, os signos surgem a partir do desenvolvimento de outros signos, combinando elementos de primeiridade, secundidade e terceiridade. Pelo uso e pela experiência, os signos se expandem criando e quebrando hábitos. A Jornada Peirceana do CIEP surgiu em São Paulo, teve 17 edições realizadas em São Paulo e agora se desloca para Brasília. O comitê organizador é composto por Priscila Monteiro Borges (UnB), Patrícia Fonseca Fanaya (UnB), Juliana Rocha Franco (UEMG), Claudio Correia (UFS), Gustavo Rick Amaral (UAM/SP), Lucas Justino (UnB/PPGCOM-FAC), Levy Henrique Bittencourt (PUC-SP), Maurício da Silva Neubern (UnB/IP/PCL), Renan Baggio (SEED/PR), Roberto Chiachiri (U. Metodista-SP), Rodrigo Strieder (UnB/MAT) e Tarcísio Cardoso (UFBA). Mais informações aqui.

25 a 27/06/2025

Échelle, mesure, démesure… incommensurabilité. Questions sémiotiques. Mais de trinta anos depois da publicação da obra coletiva La quantité et ses modulations qualitatives (1992), dirigida por Jacques Fontanille, dois anos depois da obra editada por Tiziana Migliore e Marion Colas-Blaise, Semiotica del formato, Misure, peso, volume, proporzioni, scala (2022), propõe-se renovar a reflexão semiótica sobre a questão da escala, em colóquio organizado por Juan Alonso Aldama, Denis Bertrand, Jean-François Bordron, Valérie Brunetière, Bernard Darras, Verónica Estay Stange, Paul Cobley e Kalevi Kull. O colóquio acontecerá de 25 a 27/06/2025, na Université Paris Cité. Para mais informações sobre o colóquio, confira aqui.

08 a 11/07/2025

XVI Congresso Internacional da ALED. Acontece em Belo Horizonte o XVI Congresso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), em edição especial que celebrará os 30 anos da fundação da ALED. Trata-se de uma ocasião privilegiada para refletirmos sobre as discursividades contemporâneas, as redes de pesquisa e as problemáticas que se desenvolvem hoje no campo dos estudos do discurso e das ciências da linguagem, com abertura para a interdisciplinaridade que sempre constituiu a essência dos estudos discursivos. O tema central, Discursos de resistência, redes de sentido e pluralidades discursivas em um mundo digital e não digital, permite induzir uma reflexão plural e fundamental sobre os desafios do mundo atual, as transformações no cenário político, as mudanças climáticas, as diferentes esferas discursivas, os desafios públicos, midiáticos e políticos dos discursos digitais, entre outros objetos. Para mais informações, confira aqui.

site_background_4b3.png

no prelo e na praça

confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil

Entre_semioticas.png

Entre semióticas​​

Organizado por Ana Claudia de Oliveira, Amálio Pinheiro e Lucia Santaella, Entre semióticas é uma obra dedicada a três linhas da semiótica que fizeram e continuam fazendo história. Seu objetivo é colocar em pauta uma amostragem do estado da arte em que se encontra a continuidade da pesquisa em semiótica tanto teórica quanto aplicada a processos culturais e comunicacionais, sem deixar de lembrar também que, com o passar do tempo, a semiótica tem demonstrado a sua capacidade de diálogo e complementaridade com outras linhas de pesquisas e disciplinas, constituindo visões plurais. O livro traz uma panorâmica dos desenvolvimentos dos estudos semióticos em três vertentes: a sociossemiótica, a semiótica cultural e a semiótica peirciana. O evento de lançamento vai acontecer na PUC-SP, em 15/04/2025, às 18h, e o livro encontra-se em pré-venda no site da Editora Estação das Letras e Cores, aqui.

chamadas para publicações e eventos

revistas e eventos de semiótica e campos afins com convocações em aberto

GT Cultura e Semiótica do Enecult
Estão abertas até 11/04/2025 as inscrições para a submissão de trabalhos para o GT Cultura e Semiótica do 21º Enecult (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura), coordenado por Lidiane Santos de Lima Pinheiro (UNEB) e Patricia de Oliveira Iuva (UFSC). Estudantes de graduação ou pós-graduação, professores ou pesquisadores podem submeter artigos, relatos de experiência ou mesas coordenadas. A atividade integra o 21º Enecult, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto, de forma híbrida. O GT é voltado para pesquisas fundamentadas em conceitos oriundos da semiótica, semiologia, análise de discurso e ciência das linguagens, com o intuito de analisar processos tradutórios e relações ou vinculações comunicativas entre sistemas culturais. Dessa maneira, o grupo contempla investigações que visam compreender a produção de sentidos e de semioses por meio da construtibilidade das mensagens na cultura e da organização e produção de códigos culturais. Confira mais informações aqui.​​

image.png

Escola de Verão de Metodologia Semiótica Paolo Fabbri

O Circolo Semiologico Siciliano apresenta a quarta edição da Escola de Verão de Metodologia Semiótica Paolo Fabbri — uma semana de cursos, oficinas e conferências voltada para estudantes em fase final de formação, doutorandos e pesquisadores da área. O tema desta edição é Retóricas políticas: ações e paixões. A programação inclui aulas metodológicas, análises de casos concretos e encontros com pesquisadores e profissionais da área. Estão disponíveis 50 vagas, sendo 5 com bolsas financiadas pelo Museu Internacional das Marionetes Antonio Pasqualino. O prazo para candidatura é até 30/04/2025. Confira o edital aqui

unnamed.png

Revista de Estudos da Linguagem

A Revista de Estudos da Linguagem, periódico trimestral mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, está com convocatória aberta para a publicação Narrativas de Teor Testemunhal como Discursos de Resistência. Os organizadores são Glaucia Muniz Proença Lara (UFMG/CNPq), Luciano Magnoni Tocaia (UFMG) e Alejandra Vitale (Universidad de Buenos Aires). Aceitam-se para esta publicação, artigos em português, inglês, francês ou espanhol que desenvolvam, com base em abordagens teórico-metodológicas de natureza discursiva, reflexões e/ou análises sobre narrativas de teor testemunhal, pensadas como uma possibilidade de escape do  “sítio da outridade” (Seligmann-Silva, 2023), a partir de uma “desorganização da fala” (Orlandi, 2004), na qual, a contrapelo, os sujeitos resistem aos “enquadramentos” (Pollak, 1989) que lhes são impostos pelo discurso hegemônico vigente. O prazo para submissão de artigos vai até 01/05/2025 e mais informações podem ser encontradas aqui.​​

unnamed (1)_edited.jpg

III ELinG

O Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) do Estado de São Paulo convida pesquisadores(as), docentes e discentes a participar da III ELinG, a ocorrer de 07 a 11/07/2025 de modo híbrido (presencialmente no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e online). São bem-vindas submissões de trabalhos nos mais diversos campos dos estudos da linguagem e áreas afins. As modalidades de participação incluem inscrição em oficinas e minicursos e apresentação de trabalho (comunicação em roda de conversa e apresentação de painel). O período de submissão de trabalhos vai até 15/04/2025 e as inscrições para oficinas e mini-cursos até 04/07/2025 ou enquanto houver vagas. Confira aqui mais informações.​​

apres_retour.png

Après la crise, les médias et le “retour à la normalité”

Está aberta a chamada para comunicações na jornada Après la crise, les médias et le “retour à la normalité, coorganizada pela Université Paris-Panthéon-Assas (CARISM-IFP) e Université Panteion d'Athènes. A jornada tem como objetivo interrogar o papel e as práticas dos meios de comunicação e dos profissionais da comunicação na estruturação das temporalidades pós-crise: a maneira como contribuem para formular uma memória da crise, traçando os contornos de um futuro possível. Pesquisadores interessados estão convidados a propor comunicações sobre os mecanismos de fabricação do “retorno à normalidade”, as estratégias discursivas e suas implicações sociais e políticas. As propostas de comunicação deverão enviadas até 12/05/2025 aos membros do comitê científico: stefanos.pnevmatikos@u-paris2.frjaercio-bento.da-silva@u-paris2.fr e cristian.monforte-rubia@u-paris2.fr. Mais informações e eixos de pesquisa detalhados na chamada completa, disponível aqui.

cihalcep3.png

VIII Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine enespañol y portugués – CIHALCEP 2025

O VIII CIHALCEP acontecerá entre 18 e 20/06/2025, na Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca. Para participar no congresso, é possível inscrever-se com uma proposta de comunicação, de apresentação de livro ou como ouvinte. O envio de trabalhos pode ser feito através do formulário disponível neste link. Para submeter uma proposta de apresentação de livro, as indicações e o formulário estão disponíveis aqui. O prazo para submissão de trabalhos vai até 11/05/2025 e a inscrição, até 16/05/2025. Consulte a informação completa neste site.

unnamed__2_-removebg-preview.png

Des vécus aux récits de la postmigration / From Experiences to Storytelling of Postmigration

Está aberta a chamada para o colóquio Des vécus aux récits de la postmigration / From Experiences to Storytelling of Postmigration. Reinventing the Narratives of the Self and the World in Pluralistic European Societies, que será realizado de 17 a 19/09/2025 na Université Catholique de Louvain. O evento propõe uma reflexão sobre como a pós-migração estimula a reinvenção dos modos de narrar experiências ligadas à migração, considerando os desafios, negociações, conflitos e alianças que caracterizam as sociedades europeias contemporâneas marcadas pela diversidade. O colóquio aceita contribuições em francês, inglês, alemão e italiano, e está especialmente aberto a abordagens semióticas, cognitivas, transmídia, sociológicas, linguísticas, musicológicas, bem como àquelas oriundas da filologia e dos estudos culturais. O texto completo da chamada de trabalhos, com prazos e instruções de submissão, está disponível aqui.​​

unnamed (8).png

Acta Semiotica et Linguistica (ASEL)

Do signo verbal à imagem digital: relações intersemióticas e discursivas nas redes é o tema do dossiê que tem como objetivo reunir um conjunto de trabalhos que têm como ponto de discussão a relação da língua com a sociedade, em especial o embate teórico travado entre essas duas instâncias – norma gramatical versus a língua em uso. A edição, a cargo de Marco Antonio Almeida Ruiz (UFG), Edna Silva Faria (UFG) e Lígia Mara Boin Menossi de Araújo (UFSCar), busca proporcionar reflexões sobre por que é necessário, ainda, discutirmos isso num Brasil diverso e multicultural. A data limite para envio de artigos é 30/04/2025. Confira aqui.​​

aconteceu em março

o que aconteceu na comunidade semiótica

unnamed (3)_edited.jpg

Extrême Droite et Guerre Culturelle sur TikTok

Aconteceu, no dia 25/03/2025, o seminário de pesquisa Extrema direita e guerra cultural no TikTok: uma comparação entre a América Latina e a Europa, ministrado pelo professor Elder Cuevas Calderón, da Universidad de Lima, com organização do Laboratório PHILéPOL da Université Paris Cité. A partir de uma análise qualitativa e exploratória, o seminário abordou os mecanismos discursivos utilizados pela extrema direita na plataforma TikTok, comparando os contextos do Peru, Brasil, França e Itália. Os resultados destacaram diferenças marcantes entre as estratégias latino-americanas — marcadas por uma retórica religiosa contra um suposto progressismo autoritário — e as europeias, que se posicionam contra um progressismo institucionalizado. O evento reuniu pesquisadores interessados em semiótica, comunicação política e populismos digitais, tanto presencialmente na Université Paris Cité quanto online, via Zoom e Instagram.

unnamed (4)_edited.jpg

Eric Landowski no Mackenzie

No dia 12/03/2025, Eric Landowski (CNRS/Université de Limoges e PUC-SP) esteve na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, onde deu uma aula aberta sobre os regimes de verdade. A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade.

unnamed (5)_edited.jpg

Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas

No último dia 28/03/2025, aconteceu mais uma edição do FAPS – Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas do Grupo de Estudos Semióticos da USP. A palestrante convidada foi Paula Martins de Souza (FFLCH-USP), que apresentou a conferência intitulada Efeitos de sentido na enunciação de textos dissertativo-argumentativos. A partir da perspectiva greimasiana de enunciação como instância de instauração do sujeito no enunciado, Paula discutiu os mecanismos linguísticos que constroem diferentes imagens de enunciadores em textos dissertativo-argumentativos. Foram apresentados quatro estilos básicos de enunciação, analisados com base em recursos do conteúdo e da expressão textual, com destaque para o papel do enunciador reflexivo/ponderado nesse gênero discursivo.

nota semiótica

Maurício Zouein relata a origem e expansão da Semiótica na Amazônia como ciência de resistência e conexão entre saberes. 

unnamed.jpg

ANAUÁ SEMIÓTICA

por Maurício Zouein

Na sinuosidade do tempo, onde os rios da história entrelaçam a Semiótica ao destino amazônico, é difícil precisar quando se deu tal encontro. Certos, porém, de que os signos ecoam na alma amazônida numa semiose tão vasta quanto o próprio bioma. A Semiótica acompanhou artistas, cientistas, colonizadores acadêmicos contemporâneos como outrora o fez a Arte de Frans Post a Silvino Santos.

 

Makunaima e Omama, deuses anciãos, sopraram sobre essa aliança, transformando-a em ciência e resistência.  Em 2004, o Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS) foi criado na Universidade Federal de Roraima, como uma semente lançada à verdez amazônica. Estendemos nossas raízes para além-fronteiras com pesquisadores de Brasília, Estados Unidos e Portugal.  Vinte e um anos depois, a “Rede de Pesquisadores em Semiótica na Amazônia”, a RANAUÁ (ANAUÁ - Árvore de Flor ou guerreiro em Tupi) floresceu. O entrelaçamento da UFAC, UFAM, UFPA, UNIR e UFRR, desafia a escassez de recursos com resiliência. Associados a ABES e reconhecidos pela Federação Latino-Americana de Semiótica, nosso rizoma estende-se ao Uruguai, Venezuela, França e Portugal.

 

O futuro é um rio incansável. Plataformas digitais, eventos colaborativos e publicações conjuntas serão nossas canoas, navegamos rumo à integração global. Com a Semiótica, ciência das conexões, queremos ressignificar o imaginário amazônico: como reserva de biodiversidade e fonte de pensamento, onde o conhecimento ancestral e acadêmico dialogam sob o mesmo céu.  Assim, como Wätunnä destinou aos Ye’kwana o dom do progresso, a Semiótica é nossa promessa — uma Anauá, germinada no solo sagrado da floresta.

 

Maurício Zouein é coordenador do NUPS/RANAUÁ.

 

Para esta edição, Maurício nos prestigiou com esta nota escrita especialmente para a Newsletter da ABES. O espaço está aberto: convidamos vocês a submeter uma nota semiótica para nossas próximas edições.

Paulo

Pedro Fonseca

Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.

Sara

Sara Tavares

Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP

Faltou algo nesta edição?

Tem uma notícia para compartilhar conosco?

A Newsletter da ABES circulará mensalmente.

Para a edição de abril/2025, envie suas contribuições até o dia 1/5/2025.

Contate-nos via abes.midias@gmail.com

bottom of page