top of page
site_background_4b3.png

Newsletter Abes

um ponto de encontro de semioticistas de diferentes vertentes

2024

out

2025

jan

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

Logo da Abes

nesta edição: eum convite especial da ABES, eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por Amálio Pinheiro. Boa leitura!

Panorama e Possibilidades da Semiótica no Brasil

Participe do encontro promovido pela ABES no dia 24/10/2024, na USP e online

panorama.png

A Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) tem o prazer de convidar toda a comunidade semiótica para o evento Panorama e Possibilidades da Semiótica no Brasil, no próximo dia 24 de outubro, das 9h às 12h30, quando teremos a oportunidade de ouvir quatro grandes nomes da Semiótica brasileira.

 

O evento acontecerá na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana, no campus Butantã da Universidade de São Paulo. A entrada é gratuita e o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube (o link será divulgado no site da ABES).

 

Confira as palestrantes e os títulos das suas comunicações:

Ana Claudia de Oliveira (PUC-SP)

"Semiótica, estesia e invenção"

 

Diana Luz Pessoa de Barros (UPM/USP)

"Caminhos e desvios da semiótica discursiva no Brasil”

 

Irene Machado (USP)

"Intraduzibilidade como operador semiótico nas interações culturais"

 

Lucia Santaella (PUC-SP)

"C. S. Peirce, um filósofo para o século 21"

acontece em breve

confira os próximos eventos da comunidade semiótica brasileira

8 a 11/10/24

XXII miniENAPOL de Semiótica, na FFLCH-USP. O Grupo de Estudos Semióticos da USP realizará, entre 08 e 11/10/24, o XXII miniENAPOL de Semiótica, que ocorrerá de modo presencial no campus da USP em São Paulo. Além dos trabalhos dos alunos de graduação e pós-graduação, o evento contará com as palestras "Entrevistas Semióticas” (8/10), ministrada por Dilson Ferreira da Cruz (USP), "Perfil institucional em redes sociais: experiências e desafios" (9/10), por Mariana Luz Pessoa de Barros (UFSCar), "Sendas e veredas do discurso de ódio nas redes sociais: desvelamento semiótico" (10/10), por Eliane Soares de Lima (UFF), e "O mistério semiótico das canções" (11/10), a ser ministrada por Luiz Tatit (USP). As inscrições podem ser realizadas até o dia 8/10, neste link, onde também se encontra a programação completa do evento.

9/10/24

Entre semióticas: a atualidade da semiótica para estudos comunicacionais. O evento, que acontecerá na PUC-SP (Auditório 100 do Prédio Reitor Bandeira de Mello), das 13h30 às 19h, tem como proposta apresentar abordagens teóricas distintas no campo dos estudos semióticos. Apresentam conferências: Ana Claudia de Oliveira, José Amálio Pinheiro, Lúcia Santaella, Valdenise Leziér Martyniuk, Christine Mello, Leda Tenório da Motta, Marc Barreto Bogo, Winfried Noeth. As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.

8/10, 15/10, 22/10, 29/10, 12/11 e 19/11

Grupo de Estudos e Ciclo de Conferências do CPS. O grupo de estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP discutirá, nos dias 8/10, 15/10, 12/11 e 19/11, leituras abordando "Tipos de narratividade e regimes de interação e sentido". O evento acontecerá presencialmente na PUC-SP e a programação está disponível aqui. Já nos dias 15, 22 e 29/10, acontece o ciclo de conferências "Tipos de narratividade e regimes de interação e sentido", coordenado por Ana Claudia de Oliveira, contará com conferências de João Batista Ciacco (CPS), Marc Barreto Bogo (UPM|CPS), Nilthon Fernandes (CPS), Rafael Alves (CPS) e Rodrigo Neiva (CPS). A programação está disponível aqui.

9/10/24

ABRALIN ao vivo. Elizabeth Harkot de La Taille (USP) ministra a conferência “Pensando a justiça retributiva e as práticas de justiça restaurativa: como pensar o contrato fiduciário?", às 17h, online. A mediação será de Carolina Lindenberg Lemos (UFC). Confira aqui.

10/10/24

Seminário de Semiótica da Unesp. O professor Eneus Trindade (USP) ministra a conferência "Aproximações e distinções entre mediações e midiatização aplicadas ao consumo: perspectivas sobre o antropoceno". O evento começa às 14h e será online, pelo canal do grupo no YouTube.

16 a 18/10/24

ABRA - Escolas da Abralin. O professor Gustavo Bonin (USP) ministra o curso “Semiótica da Canção e da Música Instrumental”, como parte da programação da ABRA - Escolas da Abralin. O curso será online, das 14h às 18h, com carga horária total de 12h, e busca oferecer instrumentos de análise da Semiótica Discursiva para compreender as estratégias de construção de sentido implicada nos textos e práticas cancionais e musicais. Inscrições aqui.

22/10/24

Leituras do GPS-Unesp. A professora Ana Noronha (UNESP) mediará debate acerca do texto “A enunciação“, de Jacques Fontanille. O evento começa às 14h30 e será online. As inscrições podem ser feitas neste link.

28/11/24

2º Encontro da Rede SIMM. A Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas promove o encontro “O Ecossistema Contemporâneo da Desinformação”, na PUC-Minas (Coração Eucarístico. Belo Horizonte, MG). O evento pretende debater o problema da desinformação no âmbito dos estudos em Comunicação, tendo em vista três eixos: abordagens epistemológicas, que tratam da relação entre desinformação e comunicação, em seus aspectos teóricos e conceituais; abordagens semiótico-interacionais, que tratam o problema da desinformação em seus aspectos discursivos e de geração de sentidos; e abordagens semiótico-pragmáticas, que tratam de seus aspectos sígnicos e interpretativos. Os participantes da Rede SIMM podem enviar propostas de comunicação até 28/10/24. Mais informações aqui.

2 a 4/12/24

Simpósio Temático 37 - Semiótica e Educação: diálogos e desafios, organizado pelas professoras Carolina Lemos (UFC) e Oriana Fulaneti (UFPB), no contexto da 30ª Jornada do GELNE, na UEFS. O evento acontecerá em Feira de Santana (BA) e mais informações podem ser obtidas aqui

site_background_4b3.png

no prelo e na praça

confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil

semiotica_ensino.png

Semiótica e ensino: diálogos teóricos e práticos para/com a escola

Organizado por Luiza Helena Oliveira da Silva (UFNT) e Eliane Aparecida Miqueletti (UFGD)

 

"Este livro que ora se apresenta ao leitor explora contribuições da teoria semiótica ao ensino de línguas e literaturas, por meio de uma reflexão crítica, ancorada na prática docente. Nos capítulos deste livro, o leitor encontrará uma reflexão que compreende perfeitamente o tempo que vivemos e as expectativas a que precisamos, como professores, corresponder. Dividido em duas partes, uma que trata dos discursos sobre a escola e o trabalho docente e outra que traz experiências e propostas de análise que envolvem a prática escolar, estratégias de leitura e multiletramentos, este livro é uma contribuição notável para o desenvolvimento de uma semiótica didática, em suas duas concepções conceituais, uma que se ocupa da didatização do conhe- cimento teórico e outra que pretende mostrar a aplicação da teoria à prática da leitura de textos e à compreensão dos objetos semióticos multimodais que caracterizam as práticas digitais e as interações contemporâneas". (do prefácio, por Lucia Teixeira). Disponível para baixar gratuitamente aqui.

semiotica_musica.png

Por uma semiótica da música

de Augusto Ponzio (Università degli Bari)

 

“A Semiótica, principal ciência dos signos, deveria neste sentido vir a ser musical também no sentido de ser baseada na escuta. E como principal ciência humana, visto que sua tarefa é definir o objeto sobre o qual todas as outras ciências humanas trabalham, (…) deveria contribuir para tornar efetivamente humana a aproximação com os signos, não só no nível teórico, mas também no comportamento prático, como hábito da vida humana, fazendo de tal maneira que esta capacidade especificamente humana, a escuta (…), possa se tornar habitual". Disponível para compra aqui.

bakhtiniana.jpg

Bakhtiniana - revista de estudos do discurso

Foi publicada em 2/9/24 a mais recente edição de Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, que discute a produção literária destinada a crianças e jovens leitores. O conjunto de artigos, para além de evidenciar as diferentes linguagens compositivas do livro infantil e juvenil, apontam para os efeitos de sentido gerados a partir de sua composição multimodal. A partir de diferentes vieses teóricos e metodológicos, os autores destacam, observam e analisam obras infantis e juvenis multimodais, nas quais  o  texto  literário  estabelece relações  com  outras artes, mídias  e  códigos  e, consequentemente, suas implicações em termos da narrativa, da materialidade e do design do livro, alguns deles, discutindo, ainda, como essa produção contribui para a formação de leitores mais críticos e reflexivos (a partir do editorial de Diana Navas e Maria Dolores Prades Vianna). Disponível para download aqui.

chamadas para publicações e eventos

revistas de semiótica e campos afins com convocações em aberto

18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana

A 18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana, convidam pesquisadores a submeterem trabalhos para o evento “Signos em Expansão”, que ocorrerá em Brasília, DF, nos dias 26 a 28/05/25. Com este tema, a jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. O prazo para submissão de resumos é 15/11/24. Confira aqui.

Estudos Semióticos

A revista Estudos Semióticos segue recebendo, até 30/11/24, propostas de trabalho para publicação em seu dossiê temático "Iconicidade", organizado por Raquel Ponte (UFRJ) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS). A previsão de publicação é dezembro/2025. Confira aqui.

Bakhtiniana - revista de estudos do discurso

Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso segue recebendo propostas de artigo para publicação nas edições “Tecnologias, inteligência artificial e autoria”, cujos editores ad hoc são Luciana Salazar Salgado, Lucia Santaella e Tony Berber Sardinha (prazo: 10/03/25) e “O Soviético e o pós-Soviético em diálogo com os estudos (pós/de)coloniais”, editada por Laura Gherlone e Pietro Restaneo (prazo estendido até 28/10/24). Confira aqui.

Esferas

A revista Esferas - Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste está com chamada para submissão das propostas de publicação para o dossiê Semiótica, Cognição e Comunicação. A edição será dedicada a publicar estudos originais e consistentes, que examinem aspectos filosóficos e semióticos significativos dos diversos fenômenos, processos e resultados de comunicação. Os artigos devem considerar a amplitude do campo da comunicação sob uma perspectiva semiótico-cognitiva — podendo incluir, por exemplo, a comunicação linguística ou não-linguística, interpessoal, intercultural, retórica, digital, híbrida, de agentes não humanos, etc. A edição aceitará submissões de áreas de pesquisa estabelecidas e/ou emergentes a partir de vários fundamentos filosóficos, teóricos ou metodológicos — incluindo abordagens semióticas, cognitivas, interpretativas e críticas dos fenômenos comunicacionais. Data limite de submissão: 15/12/24. Confira aqui.

Papéis

PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS está com chamada aberta para o volume 29, nº 57/2025, consagrado ao dossiê temático “Mulheres: Reflexões Discursivas em torno do Feminino”. A edição é de responsabilidade das professoras Elaine de Moraes Santos (UFMS) e Kátia Alexsandra dos Santos (UNICENTRO). O prazo para submissão de trabalhos é 31/3/25 e mais informações podem ser obtidas aqui.

aconteceu em setembro

o que aconteceu na comunidade semiótica

Encontro Intermediário do GT de Semiótica da Anpoll

Aconteceu na UFF (Niterói-RJ) nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o Encontro Intermediário do GT de Semiótica da Anpoll. O encontro reuniu pesquisadores de pelo menos 10 universidades diferentes, para discutir o tema "Fidúcia: aspectos teóricos e analíticos".

gt_anpoll.png

30 anos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP

sociopuc.jpeg

Ana Claudia de Oliveira (PUC-SP:COS) escreve para a newsletter da ABES sobre os 30 anos do CPS

 

“Sociossemiótica é uma das vertentes da teoria semiótica desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e seu grupo de pesquisadores. No bojo dessa abordagem centrada na narratividade, abarcando vários tipos de objetos de estudo, desde os anos 1970 Eric Landowski tratou as bases de uma semiótica do social em sentido amplo, incluindo a política, o direito, as mídias, a moda, a vida cotidiana, que ainda hoje são objetos de semiotização. Esses estudos resultaram na proposição de um “modelo interacional” que vem sendo continuadamente desenvolvido, enriquecido e complexificado. Nos passos dessa trajetória, em 1989 Landowski foi convidado a implementar na PUC-SP, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, a semiótica discursiva, inserida na estrutura curricular e assumida por mim. Foram anos de grande ativismo, de intercâmbio com os semioticistas locais representantes dessa perspectiva semiótica. Com a parceria de pesquisadores da FFLCH e da ECA, na USP, e também da UNESP, o Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS foi criado interinstitucionalmente em 19 de novembro de 1994. Desde então, convivemos entre semióticas em um diálogo fecundo e também travamos na nossa semiótica interlocuções e debates que formaram já três gerações muito atuantes de semioticistas das mídias, das artes, da educação, da política, da moda, do consumo, das práticas de vida. Em 2024, de 25 a 29 de novembro, nosso colóquio anual exporá uma mostra de como a sociossemiótica brasileira fecundou atuando para estudar objetos e práticas sociais as mais diversas”.

 

No âmbito da celebração dos 30 anos do CPS, aconteceu, em 24/9/24, na PUC-SP, a Jornada Enunciação nas Mídias. O evento contou com apresentações de Guilherme Sardas, Aldo Quiroga, Henrique Pereira e Luiza Eltz, debatendo a noção de enunciação em diferentes tipos de objetos (mídia impressa, audiovisual, algoritmos e transmissões ao vivo). O CPS também promoveu, ao longo do último mês, o “Grupo de estudos - Leituras em discussão”, debatendo textos dedicados ao conceito de enunciação, e o curso intensivo “A enunciação no audiovisual: procedimentos de análise”, ministrado por Carlos Alfeld Rodrigues (PUC-SP: FAFICLA-PP e BELAS ARTES|CPS).

encontro_estudos_semioticos_ensino.png

I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sediou, entre os dias 4 e 6/9/24, o I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (ESLAE), na cidade de Parnaíba. O evento reuniu pesquisadores de diversas instituições,  graduandos, pós-graduandos e professores, para debater os avanços na aplicação da Semiótica e da Linguística ao ensino. Coordenado pelas professoras Nize Paraguassu Martins (UESPI) e Shenna Luíssa Motta Rocha (UESPI), o encontro teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes áreas do saber e consolidou a parceria entre a UESPI e a Universidade de São Paulo (USP), firmada por meio do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Linguística. A iniciativa tem sido fundamental para qualificar professores no estado do Piauí. Graças ao Dinter, docentes piauienses puderam concluir seus doutorados, ampliando significativamente a produção científica na área de Linguística. O encontro também serviu para mostrar os resultados práticos dessa cooperação, evidenciados nas defesas de tese já realizadas e nas previstas para o fim de 2024.

nota semiótica

Amálio Pinheiro fala sobre o sentido de uma comunidade de semioticistas

amalio.jpg

Semiótica da Cultura

Amálio Pinheiro

Desde Iuri Tinianov e Roman Jakobson a Iuri Lótman e a Escola de Tartu as pesquisas na área vieram aprofundando as interações plurais entre quaisquer espécies de texto e as séries culturais e naturais. Assumem grande importância as relações múltiplas, nunca linearmente evolutivas, entre o passado e o presente, o pequeno e o grande, o interno e o externo, através de análises, práticas comparativas, da tradução e da memória. Conforme observa o barbadiano Kamau Brathwaite: “Esse fenômeno não diz respeito apenas à contaminação dinâmica de línguas diversas, mas ao vínculo destas aos diferentes universos sonoros do ambiente natural em que nascem e se desenvolvem”. Aqui é básico saber que nem as pluralidades nem as diferenças devem ser tratadas de modo isolado e dual-opositivo, tendo em vista a necessidade de mobilizar territórios mútuos de traduzibilidade entre os signos e, conjuntamente, no meio social. Daí a importância que tais correntes semióticas conferem, em suas tarefas analíticas, ao mesmo tempo, tanto às multiplicidades dos sentidos em expansão quanto aos procedimentos de construção e invenção sintáticos (visto que toda mudança exige subversões sintático-estruturais e não somente lexicais ou conteudistas).

 

Entre tantas leituras, é necessário enfatizar algumas que realçam a presença criativa e revolucionária das nossas periferias: de Tinianov, “Avanguardia e tradizione” (Indrodução de Victor Chklóvski) e “Permanent evolution” (Introdução de Daria Kitrova); de Lótman, “Cultura y explosión. Lo previsible y lo imprevisible en los procesos de cambio social” (Prólogo de Jorge Lozano) e “Mecanismos imprevisíveis da cultura” (Org. de Irene Machado). Neste último, Lótman, citando Tinianov, diz: “As esferas da cultura em que os fatores casuais desempenham um papel mais considerável são, ao mesmo tempo, os setores mais dinâmicos delas mesmas. É totalmente evidente que o terreno do surgimento ativo dos textos casuais está situado na periferia, nos gêneros marginais, “nos gêneros mais jovens” e nos domínios estruturais fronteiriços. Aqui precisamente têm lugar os mais ativos processos geradores de sentido e de estruturas.”

Para esta edição, o professor Amálio Pinheiro, do COS-PUCSP, nos prestigiou com esta nota escrita especialmente para a Newsletter da ABES. O espaço está aberto: convidamos vocês a submeter uma nota semiótica para nossas próximas edições.

Paulo

Pedro Fonseca

Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.

Sara

Sara Tavares

Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP

Faltou algo nesta edição?

Tem uma notícia para compartilhar conosco?

A Newsletter da ABES circulará mensalmente.

Para a edição de setembro/2024, envie suas contribuições até o dia 1/9/2024.

Contate-nos via abes.midias@gmail.com

bottom of page