nesta edição: eum convite especial da ABES, eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por Lucia Teixeira. Boa leitura!
Panorama e Possibilidades da Semiótica no Brasil
Assista o vídeo do nosso encontro aqui!
A Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) teve o prazer de oferecer para toda a comunidade semiótica o evento Panorama e Possibilidades da Semiótica no Brasil, ocorrido no dia 24 de outubro, onde tivemos a oportunidade de ouvir quatro grandes nomes da Semiótica brasileira.
O evento aconteceu na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana, no campus Butantã da Universidade de São Paulo.
Confira os títulos das comunicações:
Ana Claudia de Oliveira (PUC-SP)
"Semiótica, estesia e invenção"
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM/USP)
"Caminhos e desvios da semiótica discursiva no Brasil”
Irene Machado (USP)
"Intraduzibilidade como operador semiótico nas interações culturais"
Lucia Santaella (PUC-SP)
"C. S. Peirce, um filósofo para o século 21"
acontece em breve
confira os próximos eventos da comunidade semiótica brasileira
11, 12 e 13/11/24
Teoria de Cineastas. O Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) promove o V Encontro Teoria de Cineastas: Práticas e Políticas do Pensamento por Imagens, que acontecerá em Porto Alegre, de forma presencial, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, entre os dias 11 e 13/11/24. Ao todo, serão 42 trabalhos e 6 palestras, com pesquisadores de 20 instituições diferentes. As informações acerca dos horários e atividades do encontro podem ser conferidas aqui.
12/11/24 e 19/11/24
Grupo de Estudos e Ciclo de Conferências do CPS. O grupo de estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP discutirá, nos dias 12/11 e 19/11, leituras abordando "Tipos de narratividade e regimes de interação e sentido". O evento acontecerá presencialmente na PUC-SP e a programação está disponível aqui.
​
13/11/24
Séminaire international de sémiotique à Paris: Intelligence Artificielle générative et nouveaux enjeux sémiotiques. Traduction et appropriations créatives. O Seminário de Semiótica em Paris 2024-2025 dará continuidade à pesquisa coletiva iniciada na edição 2023-2024, focada nas teorias da enunciação e no impacto das paixões nos territórios semióticos abertos pela inteligência artificial. Neste ciclo, será dada ênfase aos modelos computacionais de línguas e aos problemas de tradução. A primeira sessão, em 13/11/24, das 13h45 às 17h (Paris, França, GMT +1), estará a cargo de Maria Giulia Dondero (FNRS/ULiège), com o tema “Sobre alguns problemas de composição e estilo em modelos generativos de inteligência artificial”, e de Juan Alonso Aldama (Université Paris Cité), falando de “Questões semióticas sobre estratégia e previsão em IA”. O seminário acontece presencialmente, na Maison Suger (Paris 6), e remotamente através deste link. Mais informações e o calendário completo do Seminário encontram-se aqui.
​
22/11/24
Grupo de Investigações Semióticas (GIS). O Grupo de Iniciação Semiótica, agora denominado Grupo de Investigações Semióticas (GIS), inicia suas atividades no dia 22/11/24. Os encontros do grupo ocorrem às sextas-feiras, quinzenalmente, via Google Meet, de 11h30 às 13h. Para esse ciclo, que vai até 21/2/25, foi escolhida a obra “Semiótica do Sensível: Questões do Plano da Expressão”, organizado por Renata Mancini e Regina Gomes. Os encontros serão mediados por Rafael Nogueira, integrante do Semioce. As inscrições estão abertas até 15/11/24. Os participantes com mais de 70% de presença receberão certificados. Confira aqui.
​​​
25 a 29/11/24
XXX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS). Além das apresentações das pesquisas anuais desenvolvidas pelos ateliês em atividade, o Colóquio do CPS contará com conferências de professores convidados e mesas de debates com pesquisadores que fizeram parte da história de 30 anos do centro. O evento contará com a participação do conjunto de ateliês integrantes do CPS envolvendo membros das seguintes instituições: PUC-Minas, PUC-SP, UFES, UFRGS, UFPE, UPM, UNAERP, UNESP:FAAC, UNIFRAN, USP. Uma parte da programação do evento será dedicada a uma série de encontros com Eric Landowski. A seção “Diálogos-ação com Eric Landowski (CNPS|CPS): por que a Sociossemiótica?" apresentará uma introdução aos desenvolvimentos da sociossemiótica e a atualidade do modelo interacional. O evento acontece das 9h às 19h, no Auditório 117 da PUC-SP (Edifício Bandeira de Mello, 1°Andar). Link para inscrições aqui.
​​
28/11/24
Seminário de Semiótica da UNESP. O seminário de Semiótica do GPS-UNESP recebe Antonio Nobre (Biotic Pump Greening Group) para a conferência “O antropoceno e a ruptura com a Matrix Utópica”. O evento será on-line, às 14h, pelo canal do Seminário de Semiótica da Unesp no YouTube.
​
28/11/24
2º Encontro da Rede SIMM. A Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas promove o encontro “O Ecossistema Contemporâneo da Desinformação”, na PUC-Minas (Coração Eucarístico, Belo Horizonte, MG). O evento pretende debater o problema da desinformação no âmbito dos estudos em Comunicação, tendo em vista três eixos: abordagens epistemológicas que tratam da relação entre desinformação e comunicação, em seus aspectos teóricos e conceituais; abordagens semiótico-interacionais que tratam o problema da desinformação em seus aspectos discursivos e de geração de sentidos; e abordagens semiótico-pragmáticas que tratam de seus aspectos sígnicos e interpretativos. Confira a programação aqui.
​
29/11/24
Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas, do Grupo de Estudos Semiótico da FFLCH-USP (FAPS). O FAPS receberá Tiziana Migliore, da Università di Urbino Carlo Bo, que falará sobre Sémiotique visuelle. Le format. A partir de uma análise semiótica, Tiziana proporá uma discussão sobre o sentido das categorias métricas dos objetos - tamanho, volume, peso, massa, proporções, escalas. A conferência, ministrada em francês, será transmitida online às 14h. O link será divulgado no site do FAPS: confira aqui.
​
2 a 4/12/24
Simpósio Temático 37 - Semiótica e Educação: diálogos e desafios, organizado pelas professoras Carolina Lemos (UFC) e Oriana Fulaneti (UFPB), no contexto da 30ª Jornada do GELNE, na UEFS. O evento acontecerá em Feira de Santana (BA) e mais informações podem ser obtidas aqui. ​
no prelo e na praça
confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil
Árvore das categorias de análise semiótica
de Ana Cristina Fricke Matte (UFMG)
A obra seriada foi criada para compartilhar o conhecimento acumulado em três décadas de estudos semióticos e possibilita um olhar diferenciado tanto para o estudante que inicia seus estudos de semiótica de linha francesa, ou greimasiana, quanto para pesquisadores e professores desse campo teórico. A autora traça um panorama das categorias que compõem essa metodologia, mostrando como elas se organizam e como se relacionam umas às outras. A Árvore contempla a análise dos três níveis do percurso gerativo do sentido do plano do conteúdo (fundamental, narrativo e discursivo) e fornece o detalhamento do que se deve analisar em cada um deles. Ao mesmo tempo, insere, na análise, categorias tensivas e as das paixões, o que permite ver essa busca da continuidade entre as vertentes da semiótica greimasiana que foram se desenvolvendo ao longo dos anos. Ao trazer à luz essa integração, Ana Matte auxilia o analista já não tão novato a perceber como os diferentes pontos de vista da semiótica sobre um mesmo objeto se integram e se relacionam (da Editora). Pré-venda disponível no site da Editora Pedro & João, tanto para a coleção completa, quanto para os volumes separadamente, neste link. A Editora também disponibilizará versões digitais gratuitamente.
Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de LP
de Rodrigo Acosta Pereira, Rosângela Hammes e Terezinha Costa-Hübbes
“A Semiótica, principal ciência dos signos, deveria neste sentido vir a ser musical também no sentido de ser baseada na escuta. E como principal ciência humana, visto que sua tarefa é definir o objeto sobre o qual todas as outras ciências humanas trabalham, (…) deveria contribuir para tornar efetivamente humana a aproximação com os signos, não só no nível teórico, mas também no comportamento prático, como hábito da vida humana, fazendo de tal maneira que esta capacidade especificamente humana, a escuta (…), possa se tornar habitual". Disponível para compra aqui.
Entre textos, entre artes, entre mídias
ensaios de Claus Clüver
"Por meio de uma sequência cuidadosamente elaborada, este livro apresenta a obra de Clüver, permitindo ao leitor compreender diferentes perspectivas no campo da intermidialidade. A seleção de textos, feita pelo próprio autor, oferece um percurso bem ordenado, que tem como início os estudos interartes e prossegue até abordar de modo pleno o tema da intermidialidade. Para estruturar essa jornada, o livro é composto de três seções: a primeira centra nos estudos interartes e na intermidialidade; a segunda é dedicada aos estudos da écfrase e da transposição intermidiática. A seção que encerra o volume trata de críticas a outras produções contemporâneas. As discussões são ilustradas com estudos de caso. Além de constituir referência teórica incontornável, a obra serve também de base para a padronização e consolidação dos termos utilizados em português do Brasil para discutir estratégias e investigações intermidiáticas”. Disponível para compra aqui.
La formation de la loi: droit, politique et sémiotique
de Eduardo C. B. Bittar e Pierre Moor
“A noção de Lei orienta a atividade dos juristas em um estado democrático de direito. Da abstração da lei enunciada à concretude do processo de aplicação da lei, este livro traz uma contribuição com pesquisas inovadoras na área da Semiótica do Direito, apta a melhorar a compreensão do movimento interno do discurso jurídico”. Da editora. Disponível para compra aqui.
Bakhtiniana - revista de estudos do discurso
Em 21/10/24, a Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso publicou o volume “Os muitos sentidos compartilhados: Bakhtiniana e a Jornada comemorativa de seus 15 anos”. A edição saiu pouco depois da “Jornada 15 Anos de Bakhtiniana. Atualidade e Transparência”, que aconteceu em 9/8/24 na PUC-SP. O conjunto de textos congrega 26 autores de 11 instituições brasileiras e 6 estrangeiras. Extraído do editorial de Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes, Paulo Rogério, Stella, Regina Godinho de Alcântara e Adriana Pucci Faria Penteado e Silva. Confira aqui.
chamadas para publicações e eventos
revistas de semiótica e campos afins com convocações em aberto
Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades 2025
​
Está aberta a fase de convocação de trabalhos para a Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades 2025, que acontece entre 4 e 07/06/25 na Universidade Federal do Espírito, em Vitória. A IV CIPS acolhe propostas de apresentações científicas e performances artísticas e recebe trabalhos em todo tipo e suporte, formato, mídia que lide com as sonoridades. Algumas das perspectivas que interessam a esta conferência são: Ecologias sonoras: ruídos que silenciam, silêncios que amplificam; Imagens e silêncios; vazios e ruídos; Tecnologias e modelos de produção de silêncio; Som, imobilidade e morte; Estéticas do silêncio; Ambiências e atmosferas sonoras silenciosas ou que silenciam; Silêncios, seus afetos e processos de significação e sensação; O silêncio nas práticas composicionais; O devir-silêncio; e Políticas e culturas sonoras: sons, silenciamentos, lutas e insurgências de modos de vida contemporâneos. Os resumos devem ser submetidos até o dia 06/12/2024. Mais informações aqui.
​
18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana
​
A 18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana, convidam pesquisadores a submeterem trabalhos para o evento “Signos em Expansão”, que ocorrerá em Brasília, DF, nos dias 26 a 28/05/25. Com este tema, a jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. O prazo para submissão de resumos é 15/11/24. Confira aqui.
​
Estudos Semióticos
​
A revista Estudos Semióticos segue recebendo, até 30/11/24, propostas de trabalho para publicação em seu dossiê temático "Iconicidade", organizado por Raquel Ponte (UFRJ) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS). A previsão de publicação é dezembro/2025. Confira aqui.
​
Bakhtiniana - revista de estudos do discurso
​
Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso segue recebendo propostas de artigo para publicação nas edições “Tecnologias, inteligência artificial e autoria”, cujos editores ad hoc são Luciana Salazar Salgado, Lucia Santaella e Tony Berber Sardinha (prazo: 10/03/25) e “O Soviético e o pós-Soviético em diálogo com os estudos (pós/de)coloniais”, editada por Laura Gherlone e Pietro Restaneo (prazo estendido até 28/10/24). Confira aqui.
​
Esferas
​
A revista Esferas - Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste está com chamada para submissão das propostas de publicação para o dossiê Semiótica, Cognição e Comunicação. A edição será dedicada a publicar estudos originais e consistentes, que examinem aspectos filosóficos e semióticos significativos dos diversos fenômenos, processos e resultados de comunicação. Os artigos devem considerar a amplitude do campo da comunicação sob uma perspectiva semiótico-cognitiva — podendo incluir, por exemplo, a comunicação linguística ou não-linguística, interpessoal, intercultural, retórica, digital, híbrida, de agentes não humanos, etc. A edição aceitará submissões de áreas de pesquisa estabelecidas e/ou emergentes a partir de vários fundamentos filosóficos, teóricos ou metodológicos — incluindo abordagens semióticas, cognitivas, interpretativas e críticas dos fenômenos comunicacionais. Data limite de submissão: 15/12/24. Confira aqui.
​
Papéis
​
A PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS está com chamada aberta para o volume 29, nº 57/2025, consagrado ao dossiê temático “Mulheres: Reflexões Discursivas em torno do Feminino”. A edição é de responsabilidade das professoras Elaine de Moraes Santos (UFMS) e Kátia Alexsandra dos Santos (UNICENTRO). O prazo para submissão de trabalhos é 31/3/25 e mais informações podem ser obtidas aqui.
​
XVI Congresso Internacional da Associação Latino-Americanade Estudos do Discurso (ALED)
​
O XVI Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED) acontecerá na UFMG, em Belo Horizonte, de 8 a 11/6/25, tendo por temática “Discursos de resistência, redes de sentidos e diversidades discursivas em um mundo digital e não digital”. O prazo para o envio de propostas de apresentação foi prorrogado até 30/11/24. Confira aqui.
aconteceu em outubro
o que aconteceu na comunidade semiótica
Panorama e Possibilidades da Semiótica no Brasil
No dia 24/10/24, a Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) marcou a retomada de suas atividades com um encontro enriquecedor, que reuniu diversas abordagens semióticas para discutir questões contemporâneas, além de relembrar momentos importantes da história da Semiótica brasileira. No evento “Panorama e Possibilidades da Semiótica no Brasil”, ocorrido na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana (Universidade de São Paulo - USP), tivemos a oportunidade de ouvir quatro grandes nomes da Semiótica brasileira em diálogo: Ana Claudia de Oliveira (PUC-SP), falando sobre "Semiótica, estesia e invenção", Diana Luz Pessoa de Barros (UPM/USP), sobre os "Caminhos e desvios da Semiótica discursiva no Brasil”, Irene Machado (USP), sobre a "Intraduzibilidade como operador semiótico nas interações culturais" e Lucia Santaella (PUC-SP), sobre "C. S. Peirce, um filósofo para o século 21". O evento ocorreu de forma híbrida e a gravação está disponível no canal da ABES no YouTube. Link aqui.
​​Entre semióticas: a atualidade da semiótica para estudos comunicacionais
​
O evento “Entre semióticas: a atualidade da semiótica para estudos comunicacionais” aconteceu no dia 09/10/2024 na PUC-SP. A programação teve como proposta apresentar abordagens teóricas distintas no campo dos estudos semióticos. Apresentam conferências Ana Claudia de Oliveira, José Amálio Pinheiro, Lúcia Santaella, Valdenise Leziér Martyniuk, Christine Mello, Leda Tenório da Motta, Marc Barreto Bogo, Winfried Noeth.
XXII miniENAPOL de Semiótica
ENAPOL quer dizer Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral. A cada ano, acontece na FFLCH-USP um ENAPOL geral e, durante os meses subsequentes, as diversas linhas de pesquisa promovem seus minienapóis setoriais, a fim de propiciar o contato entre os estudiosos desta ou daquela especialidade no âmbito das ciências da linguagem. O miniENAPOL de Semiótica ocorre anualmente na FFLCH-USP desde 2001.
No evento, foram expostas e discutidas as pesquisas em andamento dos pós-graduandos ligados à Semiótica e aos domínios conexos. Alunos de graduação envolvidos com pesquisa (iniciação científica, por exemplo) também tiveram espaço para falar de seus trabalhos. Como não há determinação temática para as comunicações, o miniENAPOL acolheu trabalhos sobre os mais variados temas, desde que a abordagem estivesse vinculada à Semiótica e aos campos limítrofes.
Prêmio UFMG de teses
A professora doutora Silvane Aparecida Gomes, autora de tese Contribuições da semiótica discursiva para as práticas de letramento no ensino da língua portuguesa, foi uma das vencedoras do Prêmio de Teses da UFMG 2024. A autora foi orientada pela pesquisadora Ana Cristina Fricke Matte, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, e defendeu a tese em novembro de 2023. O anúncio e entrega do prêmio ocorreu em 23/10/24, no Teatro da Reitoria, com a entrega sendo realizada pela reitora e pelo vice-reitor da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira. Link para a tese aqui.
Street art brasileira: abordagens semióticas
Em 14/10/24, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Liège (com transmissão online), Norma Discini, professora da Universidade de São Paulo (USP), deu uma conferência sobre o tema “Street art brasileira: abordagens semióticas”. Em sua fala, Discini tratou das inscrições urbanas como práticas semióticas que implicam gestos de apropriação do espaço urbano, abordando tanto a perspectiva do grafiteiro, quanto do transeunte que as contempla como intérprete. A sua fala teve como foco a relação entre as formas visuais e o ambiente urbano, tomando bairros da cidade de São Paulo como estudo de caso.
Atelier doctoral des textes et des concepts fondamentaux de la sémiotique
Em 01/10/24, Waldir Beividas, professor da Universidade de São Paulo (USP), deu a conferência “Hjelmslev: une autre approche” na Université Paris Cité, no âmbito do projeto “Atelier Doctoral des textes et concepts fondamentaux de la sémiotique – PHILéPOL”.
nota semiótica
Lucia Teixeira fala sobre a Semiótica e a atuação docente
A Semiótica como teoria de base para a atuação docente
Lucia Teixeira
coordenadora do SeDi-UFF
​
Participei recentemente da banca de promoção a professora titular de uma ex-aluna e professora do Colégio Pedro II, que dedicou os últimos 20 anos de sua vida profissional ao ensino de literatura. Dizia ela, em seu memorial, que a semiótica que aprendeu na graduação em Letras lhe ensinou a ler um texto com método e propósito e ofereceu a ela um caminho para a leitura e interpretação de textos do qual nunca se afastara. Retomo aqui esse depoimento porque aponta para a contribuição que a semiótica pode oferecer ao ensino de línguas e literaturas, uma das vertentes de atuação que desenvolvemos com entusiasmo no campo da semiótica discursiva.
O documento oficial que hoje estabelece os conteúdos e objetivos do ensino fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emprega termos teóricos de modo muitas vezes indeterminado e associado à compreensão do senso comum. É o caso de “semiótica” e “multissemiótica”, usados quando a BNCC se refere a manifestações não verbais, o que desconsidera, por exemplo, que um poema e uma notícia de jornal são também objetos semióticos.
Para além de reconhecer em textos de diferentes materialidades estruturas subjacentes à variedade de textos do mesmo tipo, a semiótica tem instrumentos conceituais que permitem analisar os recursos expressivos das diferentes linguagens. Ao lado de reconhecer a transformação do estado inicial do personagem de um conto ou de uma HQ, por exemplo, o estudante aprenderá a observar os recursos expressivos que criam efeitos como a passagem do tempo ou a irrupção das paixões no discurso, diferentes em cada materialidade significante.
O memorial da querida ex-aluna a que me referi no início desta nota contava a história de uma menina que perguntou a ela, essa professora hoje titular: “Professora, você é feliz lendo?” Essa pergunta luminosa de uma adolescente que deseja perceber uma possível ligação entre leitura e felicidade, e essa professora que cria as condições para ouvir em sala de aula uma pergunta dessas deixaram em mim a boa expectativa de que a semiótica como teoria de base para a atuação docente pode favorecer atuações de grande força intelectual e poética.
Para esta edição, a professora Lucia Teixeira, professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, nos prestigiou com esta nota escrita especialmente para a Newsletter da ABES. O espaço está aberto: convidamos vocês a submeter uma nota semiótica para nossas próximas edições.
Pedro Fonseca
Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.
Sara Tavares
Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP
Faltou algo nesta edição?
Tem uma notícia para compartilhar conosco?
​
A Newsletter da ABES circulará mensalmente.
Para a edição de setembro/2024, envie suas contribuições até o dia 1/9/2024.
Contate-nos via abes.midias@gmail.com