Antes de mais nada, um lembrete...
O prazo para envio de propostas de simpósios para o VI Congresso Internacional da ABES 2025 vai até a próxima sexta-feira (14/03)!
nesta edição: eventos semióticos que acontecerão em breve, lançamento de artigos, livros e revistas, o que aconteceu no último mês e uma nota semiótica escrita por Luiza Silva. Boa leitura!
acontece em breve
confira os próximos eventos e cursos da comunidade semiótica
10/03/2025 a 13/03/2025
Tópicos Especiais em Semiótica: Enunciação, Estereótipos, Controvérsias. O Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-UNESP) oferece o curso Tópicos Especiais em Semiótica: Enunciação, Estereótipos, Controvérsias, ministrado presencialmente por Claudio Paolucci, da Universidade de Bolonha. O curso oferece ferramentas teóricas e práticas para entender como a enunciação constrói a subjetividade dos falantes, não apenas como pessoas que se reconhecem na interação hic et nunc, mas também como herdeiros impessoais de uma cultura, composta por conteúdos estereotípicos e marcada pelos conflitos interpretativos. O evento acontecerá no Anfiteatro E da FCLArA, das 14h às 18h, e a programação completa está disponível aqui.
Às quintas-feiras de 2025
O Grupo de Estudos online do SeDi-UFF. O SeDi-UFF retoma suas atividades com encontros de estudos online, às quintas-feiras, das 16h às 18h, com a leitura de Semiótica: Objetos e práticas, organizado por Ivã Lopes e Nilton Hernandes. Para se inscrever, entre em contato por este e-mail. Para mais informações, acesse este link.
10/03/2025 a 31/03/2025
Introdução aos estudos de cinema e linguagem: escrever as imagens do real. O curso Introdução aos estudos de cinema e linguagem aborda o encontro entre os estudos do cinema e as ciências da linguagem. Desde as primeiras discussões em torno da especificidade artística do cinema até a formalização de modelos analíticos dos filmes, a Semiótica ajudou a consolidar a pesquisa em cinema e foi por ele provocada ao contínuo refazer de seus métodos e matrizes de pensamento. A partir de textos teóricos, ensaios, filmes e palestras, procura-se traçar um panorama da Semiótica do cinema. Serão 4 aulas online ao longo do mês de março, ministradas por Lennon Macedo, pesquisador do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação da UFRGS (GPESC/UFRGS), às segundas-feiras, às 19h. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.
12/03/2025
Metaformoses da Verdade. O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie convida para aula aberta com Eric Landowski (CNRS/Université de Limoges e PUC-SP) acerca dos regimes de verdade. “O que é a verdade? Como discursos constroem a verdade? Quais suas estratégias de convencimento e como se faz para transformar uma mentira em verdade compartilhada?” - essas são algumas das questões a serem debatidas no evento, exclusivamente presencial, que acontecerá às 13h30, na sala 301 do Ed. João Calvino (Rua da Consolação, 930, São Paulo). Não há inscrição prévia.
12/03/2025
Conferências na Faculté de Philosophie et Lettres de l’Université de Liège. No dia 12/03/2025, a Faculté de Philosophie et Lettres de l’Université de Liège promoverá duas conferências. Pela manhã, das 10h às 12h (horário de Liège, GMT+1), Pierluigi Basso Fossali (Universidade de Bolonha) ministrará a conferência intitulada Grandeza e decadência de uma pequena empresa de imagem, propondo uma reflexão sobre a relação das imagens com os meios tradicionais e com a IA. A conferência será transmitida online por meio deste link. À tarde, das 16h às 18h, Massimo Leone (Universidade de Torino, Fundação Bruno Kessler) apresentará seu último livro: Ideologias Semióticas. Padrões de construção de significado na linguagem e na sociedade. Para celebrar e discutir este livro, o evento contará com os seguintes debatedores: Marion Colas-Blaise (Universidade do Luxemburgo), Costas Nakassis (Universidade de Chicago), François Provenzano & Thomas Franck (Université de Liège). A apresentação da tarde será transmitida por meio deste link.
14/03/2025
LabOrES 2025. O ciclo 2025 do Labores - Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos do GES-USP, cuja temática são as Formas de Vida, inicia-se em 14/03/2025, com a leitura e discussão de "O Belo Gesto", de A.J. Greimas e Jacques Fontanille. As reuniões seguem em abril (11 e 25), maio (9 e 23) e junho (6), sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, em modo híbrido (presencial na sala 171 do prédio de Letras da FFLCH-USP e pelo Google Meet). A programação completa e o formulário para inscrições podem ser acessados por meio deste link.
17/03/2025
“Sense-making” e nichos semióticos: modelos de semiótica cognitiva. Sob a organização do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-UNESP), Claudio Paolucci (Universidade de Bolonha) ministrará conferência presencial às 14h, no Anfiteatro D da FCLAr, também com transmissão ao vivo pelo YouTube. A palestra será em francês, com slides em português. Para acessar a transmissão ao vivo, clique aqui.
19/03/2025 a 11/06/2025
Séminaire international de sémiotique à Paris: Intelligence Artificielle générative et nouveaux enjeux sémiotiques. Traduction et appropriations créatives. O Seminário de Semiótica em Paris 2024-2025 dará continuidade à pesquisa coletiva iniciada na edição 2023-2024, focada nas teorias da enunciação e no impacto das paixões nos territórios semióticos abertos pela inteligência artificial. Neste ciclo, se dará ênfase aos modelos computacionais de línguas e aos problemas de tradução. O seminário, organizado por Juan Alonso Aldama (Université Paris Cité) e Maria Giulia Dondero (F.R.S.-FNRS/Université de Liège), acontece presencialmente, na Maison Suger (Paris 6), e remotamente através deste link. As próximas sessões acontecerão em 19/03, 02/04, 30/04, 14/05, 28/05 e 11/06. Mais informações e o calendário completo do seminário encontram-se aqui; vídeos das sessões passadas, aqui.

19/03/2025 a 11/06/2025
Atelier doctoral des textes et des concepts fondamentaux de la sémiotique. Acontecerá em 01/04/2025, das 17h às 19h (horário de Paris, GMT+1), mais uma sessão do Atelier doctoral des textes et des concepts fondamentaux de la sémiotique, do Laboratório PHILéPOL, Université Paris Cité. Organizado por Juan Alonso Aldama e Marika Nesi Lammardo, esta sessão terá como convidado Jacques Fontanille, da Université de Limoges, com a conferência Formas de vida, que será transmitida online via Zoom neste link e no perfil @philepo no Instagram.
26 a 28/05/2025
18ª Jornada Peirceana da Rede CIEP e 2º Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana. Os eventos acontecerão em Brasília com o tema Signos em Expansão. A jornada busca explorar o crescimento e a transformação dos signos em toda a sua complexidade. De acordo com Peirce, os signos surgem a partir do desenvolvimento de outros signos, combinando elementos de primeiridade, secundidade e terceiridade. Pelo uso e pela experiência, os signos se expandem criando e quebrando hábitos. A Jornada Peirceana do CIEP surgiu em São Paulo, teve 17 edições realizadas em São Paulo e agora se desloca para Brasília. O comitê organizador é composto por Priscila Monteiro Borges (UnB), Patrícia Fonseca Fanaya (UnB), Juliana Rocha Franco (UEMG), Claudio Correia (UFS), Gustavo Rick Amaral (UAM/SP), Lucas Justino (UnB/PPGCOM-FAC), Levy Henrique Bittencourt (PUC-SP), Maurício da Silva Neubern (UnB/IP/PCL), Renan Baggio (SEED/PR), Roberto Chiachiri (U. Metodista-SP), Rodrigo Strieder (UnB/MAT) e Tarcísio Cardoso (UFBA). Mais informações aqui.
08 a 11/07/2025
XVI Congresso Internacional da ALED. Acontece em Belo Horizonte o XVI Congresso Internacional da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), em edição especial que celebrará os 30 anos da fundação da ALED. Trata-se de uma ocasião privilegiada para refletirmos sobre as discursividades contemporâneas, as redes de pesquisa e as problemáticas que se desenvolvem hoje no campo dos estudos do discurso e das ciências da linguagem, com abertura para a interdisciplinaridade que sempre constituiu a essência dos estudos discursivos. O tema central, Discursos de resistência, redes de sentido e pluralidades discursivas em um mundo digital e não digital, permite induzir uma reflexão plural e fundamental sobre os desafios do mundo atual, as transformações no cenário político, as mudanças climáticas, as diferentes esferas discursivas, os desafios públicos, midiáticos e políticos dos discursos digitais, entre outros objetos. Para mais informações, confira aqui.
25 a 27/06/2025
Échelle, mesure, démesure… incommensurabilité. Questions sémiotiques. Mais de trinta anos depois da publicação da obra coletiva La quantité et ses modulations qualitatives (1992), dirigida por Jacques Fontanille, dois anos depois da obra editada por Tiziana Migliore e Marion Colas-Blaise, Semiotica del formato, Misure, peso, volume, proporzioni, scala (2022), propõe-se renovar a reflexão semiótica sobre a questão da escala, em colóquio organizado por Juan Alonso Aldama, Denis Bertrand, Jean-François Bordron, Valérie Brunetière, Bernard Darras, Verónica Estay Stange, Paul Cobley e Kalevi Kull. O colóquio acontecerá de 25 a 27/06/2025, na Université Paris Cité. Para mais informações sobre o colóquio, confira aqui.

no prelo e na praça
confira os lançamentos recentes de semioticistas do brasil

Visible
Foi publicado em 27/02/2025 o número 13 da revista Visible, com dossiê temático intitulado Tactilité du visuel et mondes numériques, sob a coordenação de Ludovic Châtenet et Audrey Moutat. O número pretende retomar a investigação em semiótica visual sobre a tatilidade das imagens, ou seja, sobre as formas como elas induzem o toque, com o objetivo de refinar o estudo das imagens digitais e dos mundos virtuais. Confira aqui.

Semiotics of Images: The Analysis of Pictorial Texts
De Alexandros Ph. Lagopoulos, Karin Boklund-Lagopoulou, Maria Giulia Dondero, Jacques Fontanille, Maria Ilia Katsaridou e Rea Walldén, Semiotics of Images é o volume 37 da série Semiotics, Communication and Cognition. Este livro representa um esforço colaborativo único para reunir os múltiplos aspectos da semiótica das imagens em uma abordagem coerente baseada na teoria greimasiana e pós-greimasiana. Começando com uma discussão crítica de questões epistemológicas e teóricas e continuando com a metodologia e numerosos exemplos de análise aplicada, pretende fornecer um quadro teórico consistente e unificado para o estudo semiótico de textos culturais visuais. Oferece uma visão abrangente da semiótica de imagens estáticas, como pintura, desenho, escultura e fotografia, mas também de imagens dinâmicas, como cinema, animação e jogos digitais. Os leitores se beneficiarão da ênfase colocada na análise do significante pictórico, na sintaxe visual e na estruturação do universo semântico. Para adquirir o livro, clique aqui.

ACTA Semiótica
“Conjugar o conhecer (o saber) e o sabor - o rigor conceitual e o gosto de viver -, tal foi a ambição desta revista na época da sua fundação no final dos anos 1970: Greimas, seu fundador, concebia efetivamente a semiótica como um gai savoir. Nada podia ser mais estimulante do que construir, como foi o caso então, algo inteiramente novo - uma teoria semiótica sui generis - e isto em um contexto social dos mais acolhedores à pesquisa (mesmo nas ciências sociais!), estando ademais rodeado de uma equipe de colaboradores entusiastas. Tudo isso agora é coisa do passado: no lugar do clube semiótico de antigamente, equipes espalhadas; em vez da total liberdade de investigação que temos conhecido, um enquadramento acadêmico rígido e paralisante; e mais grave ainda, em contraste com a euforia econômica e intelectual dos “trinta gloriosos” (os anos 1945-1975), um mundo culturalmente desorientado, política e geopoliticamente ameaçado pelo pior, e ecologicamente em desastre. O ideal de um gai savoir semiótico é ainda sustentável em tais condições? A presente edição, composta de duas partes quantitativamente mais ou menos iguais - um debate para começar, uma série de secções regulares em seguida -, sugere uma resposta matizada (…)” (do Editorial, por Eric Landowski). Para acessar, clique aqui.

Antropologia del design. Una relazione (ancora) da construire.
Os estudos antropológicos sempre dedicaram muito espaço para reflexões sobre a cultura material, na análise de artefatos e seu papel social. Menos atenção tem sido dada à concepção do design como fenômeno sociocultural. Hoje, a partir do crescente envolvimento do design com perspectivas e temas afins aos da antropologia, esta última é chamada a se pronunciar sobre a dimensão do planejamento do fazer humano. O livro de Giuseppe Mazzarino e Giuseppe Scandurra pretende abrir um diálogo com o design, propor referenciais teóricos e observações metodológicas, inaugurando novos caminhos educacionais e ampliando a pesquisa nesta área de estudo. O título é o último lançamento da série Teoria da Cultura, fundada por Omar Calabrese e Paolo Fabbri, sob a coordenação de Francesco Marsciani. Para adquiri-lo, clique aqui.
chamadas para publicações e eventos
revistas e eventos de semiótica e campos afins com convocações em aberto

Tópicos del Seminario
Está aberta a chamada para comunicações na jornada Après la crise, les médias et le “retour à la normalité”, coorganizada pela Université Paris-Panthéon-Assas(CARISM-IFP) e Université Panteion d'Athènes. A jornada tem como objetivo interrogar o papel e as práticas dos meios de comunicação e dos profissionais da comunicação na estruturação das temporalidades pós-crise: a maneira como contribuem para formular uma memória da crise, traçando os contornos de um futuro possível. Pesquisadores interessados estão convidados a propor comunicações sobre os mecanismos de fabricação do “retorno à normalidade”, as estratégias discursivas e suas implicações sociais e políticas. As propostas de comunicação deverão enviadas até 12/05/2025 aos membros do comitê científico: stefanos.pnevmatikos@u-paris2.fr, jaercio-bento.da-silva@u-paris2.fr e cristian.monforte-rubia@u-paris2.fr. Mais informações e eixos de pesquisa detalhados na chamada completa, disponível aqui.

VIII Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine enespañol y portugués – CIHALCEP 2025
O VIII CIHALCEP acontecerá entre 18 e 20/06/2025, na Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca. Para participar no congresso, é possível inscrever-se com uma proposta de comunicação, de apresentação de livro ou como ouvinte. O envio de trabalhos pode ser feito através do formulário disponível neste link. Para submeter uma proposta de apresentação de livro, as indicações e o formulário estão disponíveis aqui. O prazo para submissão de trabalhos vai até 11/05/2025 e a inscrição, até 16/05/2025. Consulte a informação completa neste site.
.png)
Semiotic Review
A revista foi criada em 1990 por iniciativa de Paul Bouissac, seu fundador. Hoje, está sendo renovada sob a direção dos novos editores-chefes, Meghanne Barker (University College London) e Constantine Nakassis (University of Chicago). Eles inauguram uma nova era de colaborações entre a antropologia linguística, a semiótica peirciana, bem como a semiótica greimasiana e pós-greimasiana. A revista aceita artigos originais de todas as tradições semióticas. As chamadas para submissão de artigos direcionados aos dossiês temáticos propostos pela revista ou de artigos que não estejam necessariamente relacionados aos dossiês estão abertas em fluxo contínuo. Para mais informações, confira este link ou escreva para este e-mail.

InMediaciones de la Comunicación
Está aberta a chamada de artigos para o dossiê temático A mediatização da face: arte, identidades, política e inteligência artificial na contemporaneidade, para compor o volume 20 / nº 2 (julho-dezembro de 2025) da revista InMediaciones de la Comunicación, publicada desde 1998 pela Universidad ORT Uruguai. O foco da revista está na publicação de artigos originais e na divulgação de entrevistas, ensaios e resultados de pesquisas realizadas no âmbito da comunicação e disciplinas afins, com especial atenção aos processos de mediatização social e ao estudo dos fenômenos midiáticos contemporâneos. São aceitos trabalhos em espanhol, português e inglês. O prazo final para submissão é 15/03/2025. Para mais informações, confira aqui.

Significação - Revista de Cultura Audiovisual
A Significação: Revista de Cultura Audiovisual aceita submissões para o dossiê especial dedicado ao meio multifacetado e em constante evolução da televisão, que completa 75 anos no Brasil em 2025. O dossiê busca engajar-se criticamente com a televisão como um nó central no panorama dinâmico da cultura audiovisual, abordando seu passado, presente e futuro, no Brasil e ao redor do mundo. Prazo final para submissões: 31/03/2025. Confira aqui.

PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS
A PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, está com chamada aberta para o volume 29, nº 57/2025, dedicado ao dossiê temático Mulheres: Reflexões Discursivas em torno do Feminino. A edição é de responsabilidade de Elaine de Moraes Santos (UFMS) e Kátia Alexsandra dos Santos (UNICENTRO). O prazo para submissão de trabalhos é 31/03/2025 e mais informações podem ser obtidas aqui.
.png)
Acta Semiotica et Linguistica (ASEL)
Do signo verbal à imagem digital: relações intersemióticas e discursivas nas redes é o tema do dossiê que tem como objetivo reunir um conjunto de trabalhos que têm como ponto de discussão a relação da língua com a sociedade, em especial o embate teórico travado entre essas duas instâncias – norma gramatical versus a língua em uso. A edição, a cargo de Marco Antonio Almeida Ruiz (UFG), Edna Silva Faria (UFG) e Lígia Mara Boin Menossi de Araújo (UFSCar), busca proporcionar reflexões sobre por que é necessário, ainda, discutirmos isso num Brasil diverso e multicultural. A data limite para envio de artigos é 30/04/2025. Confira aqui.
aconteceu em fevereiro
o que aconteceu na comunidade semiótica

La tension politique
Em 18/02/2025, aconteceu a apresentação do livro La passion politique. Pour une sémiotique de la conflictualité (L’Harmattan, 2023), de Juan Alonso Aldama (Université Paris Cité), na sala Lumière, da Faculté de Philosophie et Lettres de l’Université de Liège. Os dois debatedores do livro foram François Provenzano et Clarisse Charlier (Université de Liège). O livro estuda a tensão polêmico-contratual na política, adotando uma posição crítica em relação à abordagem teórica que fundamenta a política no princípio da cooperação social e do reconhecimento mútuo. Através da semiótica tensiva, Juan Alonso descreve vários fenômenos que caracterizam a cenografia política como intimidação, transparência, resistência, deserção, vingança, clandestinidade. O estudo presente no livro está estruturado em torno de quatro temas: narratividade, estratégia, a metassemiótica da política e a semiopolítica do sensível.

Atelier doctoral: la sémiotique de Peirce
Aconteceu, em 04/03/2025, uma sessão do Atelier doctoral des textes et des concepts fondamentaux de la sémiotique do Laboratório PHILéPOL, da Université Paris Cité, tendo como convidado Bernard Darras, da Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, tratando da Semiótica de Peirce. A conferência teve como foco tanto as questões de investigação como uma dialética de dúvida e crença, quanto o design dinâmico e crítico da pesquisa. Como semioticista pragmatista preocupado com os efeitos práticos da investigação, mas também com as consequências da investigação na vida social e científica, Bernard Darras convidou a ler uma das suas tentativas de implementar teorias pragmatistas nas suas práticas de investigação. Mais concretamente, atestou os efeitos e consequências que as suas apropriações dos textos pragmatistas de Peirce tiveram, por um lado, na sua ação prática no mundo, e por outro lado, na investigação analítica e crítica que escreveu em resposta a uma chamada para publicação da revista canadense Cygne Noir (edição nº 10, publicado em 2022).
nota semiótica
Luiza Silva destaca a semiótica como teoria socialmente comprometida

Uma Semiótica militante
Luiza Helena Oliveira da Silva
Há alguns anos, Eric Landowski esteve conosco para uma série de atividades na Universidade Federal do Norte do Tocantins. De volta do diálogo com os então orientandos de mestrado e doutorado que apresentaram suas pesquisas em andamento, todos animados e reunidos em círculo debaixo de um belo pequizeiro, comentou: o que há em comum e de positivo nessas investigações é a relevância social. Mais do que preocupado em refletir sobre o domínio da teoria apresentado pelos semioticistas em formação, sua fala chamava a atenção para o que sempre nos pareceu “natural”, porque pensamos desde sempre que o que deve nortear nosso esforço de pesquisa é a necessidade de buscar responder a questões emergentes de nosso tempo e nosso lugar. Estamos, afinal, todos comprometidos com uma teoria da significação e ela precisa fazer sentido para a vida.
O que sabemos pela experiência é que, uma vez fisgado pela teoria, assim mesmo, como um peixe antes distraído no mar de abordagens teóricas, não se sabe mais como ser senão semioticista. É nossa forma de dar sentido ao nosso ser no mundo, levando em conta o complexo e intrincado processo de diálogo com outros sujeitos envolvidos de certo modo numa mesma busca, ainda que assumindo perspectivas tão distintas, constituídas por processos que, dentre outras coisas, também buscamos compreender.
Esse fazer teórico que conjuntamente assumimos, conforme constatamos como cada vez mais evidente nas produções do campo, é de que se trata de uma teoria comprometida, implicada, que se mostra necessária, quando tudo que temos pela frente é a disputa pelos sentidos, num momento em que cada um de nós é convocado a enfrentar discursos e práticas de violência, autoritarismo, orgulho de ostentar em viva voz ignorância e preconceito, demandas neoliberais de produtividade, apelo à aceleração, novas modalidades de imperialismo e tantos outros descaminhos. A semiótica é, então, nossa ferramenta de luta, nossa foice, nosso martelo. E nosso modo de também fazer poesia.
Luiza Helena Oliveira da Silva é professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), coordenadora do grupo de pesquisa GESTO e coordenadora adjunta dos programas profissionais da área 41, na Capes. Para esta edição, Luiza nos prestigiou com esta nota escrita especialmente para a Newsletter da ABES. O espaço está aberto: convidamos vocês a submeter uma nota semiótica para nossas próximas edições.

Pedro Fonseca
Pedro Leal Fonseca, bacharel em direito pela UFBA, psicanalista e pesquisador no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da FFLCH-USP.

Sara Tavares
Formada em Letras e Direito, foi professora de Ensino Fundamental e Médio no início da sua vida profissional e, nos últimos, atuou como advogada. Recentemente, ingressou no mestrado em Semiótica e Linguística na USP
Faltou algo nesta edição?
Tem uma notícia para compartilhar conosco?
A Newsletter da ABES circulará mensalmente.
Para a edição de abril/2025, envie suas contribuições até o dia 1/4/2025.
Contate-nos via abes.midias@gmail.com